quarta-feira, 24 de junho de 2009

I Conferência Municipal de Educação

Conferência Municipal de Educação em Dois Irmãos das Missões - RS





Apresentação do Coral Municipal


Prof. Drª Silvia Canan

Prof. Celito Urbano - URI



Apresentação de alguns alunos do grupo de violão



O Secretário de Educação André Boelter Ribeiro, o Vereador Derli Quadros e o Prefeito Municipal Edison de Alencar Hermel.




O Espaço Cultural Pedro Vitor Castro de Moura de Dois Irmãos das Missões, foi palco, no dia 23 de junho, da 1º Conferencia Municipal de Educação, que reuniu representantes dos educandários municipais e estaduais, autoridades municipais, representantes do Conselho Tutelar e demais instituições do município.
Alunos do Curso de Violão do Projeto “Arte de Incluir Através da Musica” e os integrantes do Coral Municipal Voz Encanto (Projetos mantidos pelo Departamento de Cultura da SMECD) fizeram a apresentação de abertura do encontro.
Pela parte da manhã os trabalhos foram coordenados pelos palestrantes convidados: Professor Mestre Celito Urbano Luft e a Profª Doutora Silvia Regina Canan, docentes da URI Campus Frederico Westphalen, os quais apresentaram um histórico da situação educacional das últimas décadas e realizaram uma explanação sobre a realidade do setor educacional, baseando-se nos eixos temáticos norteadores da conferência.
No período da tarde foram formados grupos de estudos e colóquio de discussão sobre os eixos temáticos como democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; o papel do Estado na garantia do direito à educação; formação e valorização dos trabalhadores em educação, financiamento da educação, entre outros.
A partir das propostas apresentadas será elaborada uma carta-documento, para que as reivindicações municipais possam fazer parte do Sistema Nacional Articulado de Educação – Plano Nacional de educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação, que será elaborado a partir da Conferencia Nacional de Educação, que acontecerá em Brasília, em 2010.







Nenhum comentário:

Postar um comentário