sexta-feira, 7 de agosto de 2009

II Fórum Regional em Educação do Campo



Fonte: Site URI

Foi realizado, na tarde da última quinta-feira, na sala 02 do bloco 05 da URI - Campus Frederico Westphalen, o II Fórum Regional em Educação do Campo, do qual participaram cerca de 80 pessoas, entre Secretários de Educação e da Agricultura dos municípios que fazem parte do Território da Cidadania, representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, agricultores, Movimento Sem Terra, EMATER, Movimento dos Pequenos Agricultores, e outras pessoas envolvidas com a cultura camponesa de seus municípios, além dos Pós-Graduados em Educação do Campo da URI e demais interessados em participar, dentre eles pesquisadores, acadêmicos e professores.

A diretora acadêmica da URI/FW, Profª Drª Edite Maria Sudbrack abriu oficialmente o evento, dando boas vindas aos presentes. Em seguida, a Coordenadora do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Clarice Aparecida dos Santos, fez uma breve explanação sobre o programa desenvolvido pelo governo federal. Após a sua fala, Maria de Lourdes Álvares Rosa, Chefe de Gabinete na Superintendência do INCRA-RS, explanou sobre os resultados obtidos até o momento pelo PRONERA. Em seguida, foi dado espaço para perguntas e esclarecimentos.

A Educação do Campo sob o olhar do professor do Campo foi o tema da palestra ministrada pelos professores Pós Graduados em Educação do Campo, Eleandro Moi e Daiane Roso Carine, que também fez parte da programação do Fórum. Em seguida, foi dado início à apresentação das ações elencadas e sugeridas pelos participantes do Fórum anterior. Para tanto, as ações foram organizadas em quatro grupos, assim distribuídos: Políticas Públicas de Valorização, Produção de Alimentos, Educação Formal e Educação com Formação Permanente.

No encerramento do evento, foram discutidas pelos participantes do Fórum, as ações precisas para que possam ser praticadas no território regional. Também foi marcado um próximo Fórum, já agendado para o dia 03 de setembro, das 8h30min às 16h30min.Segundo o professor Antônio Carlos Moreira, um dos coordenadores do Fórum, o evento foi bastante produtivo, uma vez que foram discutidas as ações práticas, tais como, Educação com Formação Permanente, Educação Formal e Políticas Públicas de Valorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário