domingo, 26 de julho de 2009

SEMANA DA PÁTRIA 2009


A Semana da Pátria de 2009 terá uma programação diferenciada. Inovaremos nas atividades alusivas a Semana da Pátria, com eventos culturais e educacionais. Buscando dessa forma contribuir para o desenvolvimento da cidadania, o que é muito importante nos dias atuais.

A programação ainda não está totalmente confirmada para os dias 01 à 05 de setembro de 2009.

No entanto, já podemos adiantar que nesses cinco dias haverá: Encontro de Música Gospel, Lançamento do Projeto Caminhada Orientada, Exposição de Fotografias, Projeção de Cinema Brasileiro, Juramento à Bandeira, Banda Marcial, Jantar Tradicional do Elenco Estampa Gaúcha, Festa Tradicional da Escola Estadual Nenê Boava, Palestra de Formação dos Professores e Teatro Educativo para as séries finais do Ensino Fundamental.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Alunos e Professores da Escola Markus Donatti Bressan Visitam Escolas do Municipio No Dia do Amigo







Em comemoração ao Dia do Amigo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Markus Donatti Bressan, visitou as escolas municipais objetivando a integração entre as turmas de 1ºs anos e tambem para conhecer diferentes realidades. Na oportunidade os alunos do 1º ano apresentaram uma poesia: "O Galo Aluado" e tambem deixaram às escolas um acrostico do Dia do Amigo, com o seguinte pensamento:
A amizade por
Mais curta que seja nunca é
esquecIda. Pois o
Z
Amor não morre, ele
Dorme para acordar, mais lindo
do quE nunca.

Feliz Dia do Amigo.
E.M.E.F. Markus Donatti Bressan



As visitas foram agradaveis, fomos bem acolhidos nas Escolas, com cantos mansagens, pirulitos, lanche, cartões e balas.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

III SEMINÁRIO DE GESTORES E EDUCADORES: DIREITO À DIVERSIDADE




O Seminário ocorreu entre os dias 13 e 17 de julho de 2009 e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cruz Alta, tendo como programação a seguinte:

13/07 - Segunda-Feira:


Manhã - Palestra: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - Prof. Mara Lucia Sartorreto SEESP/MEC


Tarde - Oficina : Deficiencia Mental - Equipe da SME de Cruz Alta



14/07 - Terça-Feira:


Manhã - Palestra: Educação Inclusiva: Escola dos Diferentes, Escola das Diferenças - Prof. André Luis Jacques - Panambi/RS.


Tarde: Oficina: Altas Habilidades - Prof. Vanessa Cauduro Peranzoni - Santa Maria/RS.


15/07 - Quarta-Feira:


Manhã: Palestra: Escola Acessível: Direito a Participação e a Aprendizagem - Andrea Quadrado Mussi - Marau/RS

Tarde: Oficina - Deficiência Auditiva - Jefferson Miranda - Santa Maria/RS


16/07 - Quinta-Feira:


Manhã: Palestra: Direitos das Pessoas com Deficiência - Edivan Souza - Cruz Alta/RS.


Tarde: Oficina: Dificuldades de Aprendizagem - Profª Fátima Terezinha Lopes da Costa - Cruz Alta/RS.

17/07 - Sexta Feira


Manhã: Escola e Família: Um compromisso em Comum - Profª. Letícia do Amaral Burlamarqui - Rio Grande/RS.

Tarde: Deficiência Visual - Profª Elizabeth Daniel Belzarena - Cruz Alta/RS.


A proposta do MEC é que a disseminação do modelo de Educação Inclusiva, no meadamente pela inclusão de alunos com condições de deficiência na escola regular, origina novos desafios para a formação de professores.
Já não se trata de formar professores para alunos que são educados num modelo segregado, mas, sim, professores que são capazes de trabalhar com eficácia com turmas assumidamente heterogêneas. Para isto é necessário um novo olhar sobre os saberes, as competências e as atitudes são necessárias para se trabalhar com classes inclusivas. A inclusão se apresenta como uma revolução, como contra face da exclusão.
Dentre as conclusões tiradas desses dias de estudos podemos afirmar que a prática socializada apontam para uma educação inclusiva dual: é preciso que a inclusão ocorra, mas, que a individualidade de educando seja respeitada. Ou seja, alguns aprendem somente com o regular, outros aprendem só com a Classe de Educação Especial (APAE, Sala de Recursos, etc), no entanto, outros estão aptos a participarem das duas modalidades.
Ainda, compartilhou-se que embora haja necessidade de conhecimentos do dia a dia, o aluno de educação especial precisa de contato com outros com as mesmas características para que se conheça e se firme como indivíduo.
A Secretaria Municipal de Educação recebeu durante o evento, inúmeros materiais sobre o tema, os quais serão utilizados pela coordenadora pedagógica da SMECD, como complemento as suas atividades iniciadas nesse ano letivo na formação dos professores e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.







Foto: Adroaldo Dallabrida de Ajuricaba, Delci Wagner de Erval Seco, Paulo de Arruda de Redentora, Claudia Klein de Nova Boa Vista, Andre Ribeiro de Dois Irmãos das MIssões e Ines Gnoatto de Chapada.


quarta-feira, 15 de julho de 2009

REUNIÃO PEDAGÓGICA


No dia 10 de julho reuniram-se a coordenação pedagógica da SMECD, os professores do 3 º e 4º ano do ensino fundamental de nove anos na Escola Markus Donatti Bressan com o objetivo de trocar experiências pedagógicas e relatar as atividades desenvolvidas pelos educadores no dia a dia em sala de aula. No momento cada professor colocou sobre as atividades desenvolvidas, havendo assim uma integração de conteúdos e materiais educativos entre os professores vindo a enriquecer o processo de ensino aprendIzado dos alunos.

REUNIÃO DO CPM E ENTREGA DE BOLETINS

No dia 09 de julho pela parte da manha reuniram-se na escola Nenê Boava, direção, professores, funcionários, pais e demais responsáveis pelos alunos para uma reunião de entrega de boletins e troca da diretoria do circulo de pais e mestres da Escola. No momento a direção e professores passaram aos presentes sobre o andamento das atividades da Escola, bem como o dia-a-dia dos alunos. Em seguida o espaço foi cedido aos pais para fazerem suas colocações, sobre a Escola e seus filhos, os pais estão contente com o andamento da Escola. Em seguida foi realizado a eleição da nova diretoria ficando assim composta :
Presidente : Senhor Adelar Müller
Vice-Presidente : Mario Mulher
Primeiro Secretário (a) : Professora Debora Fortes Pedroni
Segundo Secretário (a) : Elizabete Balbino
Primeiro Tesoureiro (a) : Neide Kord
Segundo Tesoureiro (a) : Alzira Nunes
Conselho Fiscal : Laurinda de Moura, Generinda do Amaral Gonçalves, Romilda Mattos de Lima, Iris Bilharva e Andréia Santos Silva.
Novamente a diretora agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.

I SEMINARIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM IJUI

No dia 09 de julho o Secretário Municipal de Educação André Gilberto e a representante da Educação Infantil da Região da AMZOP professora Neureli Oliveira Vargas participaram da 1° Seminário Regional da Educação Infantil na cidade de Ijui, onde houve relato sobre o Fórum Gaucho realizado em Porto Alegre, com o tema “Preparando Indicadores para uma Proposta Nacional curricular de 0 a 03 anos”.
Os Princípios básicos para serem seguidos na Implantação de um Currículo Padrão para a Educação Infantil. No Seminário também foi abordado vários assuntos relacionados as Escolas de Educação Infantil da região, bem como a realidade de cada município havendo uma troca de experiências das atividades desenvolvidas através dos profissionais da Educação.

REALIZADO O PRIMEIRO MODULO DO CURSO DE GUASQUEIRO







Nos dias 09,10 e 11 de julho, o Departamento de Cultura do Município de Dois Irmãos das Missões, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), de Palmeira das Missões promoveram a primeiro modulo do Curso de Guasqueiro (trabalho e confecções de peças de couro).
O segundo modulo da especialização acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto. Os dois módulos serão ministrados pelo instrutor Paulo Eduardo Julio Xavier de Três Capões/RS.