terça-feira, 14 de abril de 2009

Feira do Livro



Na busca de inovações no ambiente escolar a SMEC Dois Irmãos das Missões incentiva ações diversas. Como foi o caso da I feira do livro da Escola Markus Donatti Bressan.
Acredita-se que o domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é através dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania - direito inalienável de todos. Nesse contexto, são acoes que tornaram-se indispensável, seja dentro e/ou fora do ambiente escolar.
O ato de leitura é uma fonte interpretativa. E segundo Gadamer(1991, p. 13) “termo “interpretação” significa o papel de tradutor e mediador entre as linguagens de diferentes culturas. Interpretação neste sentido, é uma modalidade antropológica do ser que completa uma mediação que nunca foi completa entre seres humanos e o mundo. Sendo assim, os textos servem como objetos intermediários em tal mediação”.
A leitura literária não é um simples complemento ou compensação, mas é o que nos propicia entrar em contato com alguma coisa que não conseguimos vivenciar ou conhecer de maneira consciente. a literatura é concebida conforme um modelo de ação literária e não a partir de textos literários. Ações literárias são somente realizadas quando alguém produz ações através de um texto que é considera literário, de acordo com suas convicções poéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário